A Educação Especial é o ramo da Educação que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência
em instituições especializadas, tais como escolas para surdos, escolas
para cegos ou escolas para atender pessoas com deficência mental.
Dependendo do país, a educação especial é feita fora do sistema regular
de ensino. Nessa abordagem, as demais necessidades educativas especiais que não se classificam como deficiência
não estão incluídas. Não é o caso do Brasil, que tem uma Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
(2008) e que inclui outros tipos de alunos, além dos que apresentam
deficiências.
A educação especial é uma educação organizada para atender
especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades
especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade,
enquanto outras se dedicam a vários. O ensino especial tem sido alvo de
criticas por não promover o convívio entre as crianças especiais e as
demais crianças. Por outro lado, a escola direcionada para a educação
especial conta com materiais, equipamentos e professores
especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e
pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.
O termo "educação especial" denomina tanto uma área de conhecimentoatuação profissional.
De um modo geral, a educação especial lida com aqueles fenômenos de
ensino e aprendizagem que não têm sido ocupação do sistema de educação
regular, porém têm entrado na pauta nas últimas duas décadas, devido ao
movimento de educação inclusiva.
Historicamente, a educação especial vem lidando com a educação e
aperfeiçoamento de indivíduos que não se beneficiaram dos métodos e
procedimentos usados pela educação regular. Dentro de tal conceituação,
no Brasil, inclui-se em educação especial desde o ensino de pessoas com
deficiências, transtornos globais do desnevolvimento e altas
habilidades/superdotação, passando pelo ensino de jovens e adultos,
alunos do campo, quilombolas e indígenas, até mesmo o ensino de
competências profissionais. quanto um campo de
Dentre os profissionais que trabalham ou atuam em educação especial, estão educador físico, professor, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, entre outros.
Sendo assim, é necessário antes de tudo, tornar reais os requisitos
para que a escola seja verdadeiramente inclusiva, e não excludente.
FONTE: WIKIPEDIA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu também faço parte dessa inclusão, muito legal a sua postagem!
ResponderExcluirOLÁ TUDO BEM? PARABÉNS PELO SEU BLOG. BJOS.
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